21.2.05

Biblioteca Nacional

Na quarta-feira, dia 23 de fevereiro, vai ser lançada na Biblioteca Nacional a revista Poesia Sempre, uma edição especial em homenagem ao Augusto de Campos. Além de ensaios e materias sobre e com ele, a revista traz poeas inéditos de poetas variados, entre eles alguns meus. Não sei se é um ou mais de um, se adianta alguma coisa, mas gostei da idéia de dividir páginas com o Augusto de Campos, que eu conheço mais pela crítica musical do que pela poesia (confesso) mas é inegavelmente um cara fundamental na movimentação da cultura brasileira.

Então o lançamento é no Espaço Eliseu Visconti da Biblioteca Nacional, no dia 23 de fevereiro, às 18h30. Eu vou estar lá, com um livro embaixo do braço pra tentar dar pro Augusto, apesar de achar que a minha poesia não é bem a praia dele, mas apesar do medinho vale a pena tentar! E assim, a passos lentos, as coisas andam...

18.2.05

no mercado

Engraçado: eu até pedi, mas acho que a gente nunca espera um tomate assim, súbito, no meio da rua. Crítica pra mim sempre é difícil, e adoro superar essa dificuldade quando sei que quem critica é bacana, inteligente, gente que eu admiro e respeito. Nada fácil ouvir meu namorado multitalentoso dizer que meus poemas continuam falando de amor, e o resto do mundo, cadê? Nada fácil ouvir da Elisa Lucinda, minha mestra, que talvez não fosse ainda hora de lançar meu livro quando eu o fiz, em 2003. Mas absolutamente compensador porque eles têm pra mim um olhar amoroso me fazem pensar e rever conceitos e tentar mais e melhor, e crítica assim é quase um carinho.

Muito diferente da "Cristina", por exemplo, que passou por aqui e me deixou uma mensagem nada simpática nos comments do post abaixo. Não gostei da crítica porque ela é raivosa mas principalmente porque é anônima, não tem email de contato, nem site, nem nada, então pra mim chega fraca, com cheiro de coisa mal curada. Não sei se Cristina existe, se chama Cristina, sei que sabe de mim porque cita meus pais, de quem acho que nunca falei aqui. Eles trabalham com cinema, daí sua suposta "influência". E já que falo deles, digo mais: na área dos dois, eles não são "influentes" não: são influentes mesmo, sem aspas e com o orgulho de 25 anos de trabalho e muitos filmes nas costas. Na minha vida, são influentes demais também, porque me educaram com amor e muita ética, influência fundamental, eu diria.

Acho um pouco bobo ficar respondendo crítica aqui, mas é que essa coisa me fez pensar em como é engraçada a vida. Eu doida pra fazer a minha vida andar bacana, trabalhando feito louca em mil e um projetos, tentando cuidar de ser independente e poeta e mulher bonita e amorosa e saudável e pagar as contas e tantas coisas, e alguém acha que eu estou com o pé fora do chão, me sentindo uma estrela! Eu que não subo num palco há mais de dois meses, e me penitencio pensando que as pessoas vão esquecer que eu existo e ainda tenho tantos livros pra vender, sou surpreendida pela confirmação do contrário, pois se "Cristina" ainda se lembra e pára aqui pra me criticar, é sinal de que estou no mercado. É, até que valeu a pena essa crítica...